Gastronomia

Alguns dos pratos icônicos da Zambézia

A gastronomia Zambeziana, com pratos tipicamente locais, é um dos atractivos bem apreciados por muitos pela sua engenhosa maneira de confeccionar e seu sabor apetitivo. A destacar a galinha zambeziana que é acompanhada da mukapata, bem como o mukwane (podendo ser verduras de mandioca, feijão nhemba, aboboreira e outros). Existe também o todwé (Molusco de água salgada), o nhatando ou quiabo ou ainda o mamgombo, outra espécie de quiabo tirado dos pântanos. Tanto um como outro prato pode ser acompanhado de camarão ou peixe seco, fundamentalmente o mukage (peixe barba).
Destacam-se também os doces, como o caso das sananas, micates, bolos de sura, patanícuas entre outros.

Galinha Zambéziana

Para confeccionar a galinha à zambeziana deve-se ralar a polpa do coco para dentro de uma bacia, e deita-ser um pouco de água quente aos poucos, mexendo-se lentamente com as mãos até ficar um leite cremoso. O coco deverá ser espremido para se obter um melhor resultado. Com o frango limpo e temperado, este é assado em fogões a carvão em brasa e, à temperatura baixa, vai-se regando constantemente com o molho.

Mucapata

Prato típico e por excelência da gastronomia zambeziana. Bastante divulgado e apreciado localmente e além fronteiras, geralmente é acompanhado pela galinha à zambeziana.

Camarão Grelhado

Trata-se de uma receita bem conhecida dos portugueses que viveram em Moçambique nos anos 70. Era uma das especialidades da então Cervejaria Laurentina, o restaurante da fábrica de cerveja.

Molho de Piri-Piri

O molho de Piri-Piri é uma mistura de pimentão muito versátil e usada diariamente na culinária zambeziana. Alguns Piri-Piri podem ser mais amargos,  outros até um pouco doces ou ligeiramente salgado.

Cervejas

As cervejas de Moçambique são as seguintes: 2M, Barons, Impala, Laurentina Clara, Laurentina Premium, Laurentina Preta, Manica e Raiz; todas distribuídas pela SAB Miller. Você também pode encontrar cervejas de outros estados africanos, como Castle e Windhoek.

Pao Recipe

Encontrado em qualquer mercado de Moçambique, paõ (pronunciado pow) são rolos de pão brancos portugueses cozidos em fornos de madeira nas aldeias.

Caso sinta falta de qualquer informação ou apenas quer nos dar feedback, fique à vontade para entrar em contato.