O Projecto

Reconexão entre Homen e Natureza

Moçambique é um país muito próspero: natureza, cultura, tradições, paixões. Preservar estas riquezas é um imperativo. Isto é o motivo pelo qual, dentro do vasto e articulado programa de cooperação internacional “Fortalecendo a Sustentabilidade Financeira e a Biodiversidade na Reserva Nacional de Gilé – Moçambique” juntando às necessidades de preservação dos recursos naturais aquelas de um desenvolvimento sustentável, ao lado das comunidades locais. Estas, e estas só, podem representar – e já são – a chave para o desenvolvimento desse território, uma voz de mudança. 

Passaram já 8 anos desde quando as comunidades começaram a aprender como gerir os meios de subsistência sem gastar as próprias riquezas naturais, preservando a fauna local, reduzindo as emissões e mitigando a mudança climática. 

A província da Zambézia, com a sua especial Reserva Natural, de panoramas espectaculares e comunidades acolhedoras está pronta para se abrir ao Mundo, através de uma excepcional experiência de ecoturismo. 

Não nos referimos à luxuosos hotéis com piscinas, mas à possibilidade de viver junto com esta fabulosa população e descobrir novas culturas, lugares e formas de viver em sinergia com o meio-ambiente, reconectando-se com a natureza, assim como fazem os Moçambicanos. 

Graças ao apoio da União Europeia, as comunidades colaboram junto com as entidades administrativas locais, pesquisadores, universidades, o COSV, operadores da RNG, o Parco Natura Viva e a Carbon Sink Group, na introdução de praticas sustentáveis – tais como a agricultura de conservação e as actividades de reflorestação – protegendo o próprio ecossistema e melhorando as próprias infra-estruturas. 

Isto é o que o projecto e este website pretendem conseguir: venham a ver o que foi feito, o que está-se a fazer e o que podemos fazer juntos!

Quem Somos

A COSV é uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede em Milão (Itália) e em outros centros operacionais no Oriente Médio, Balcãs e no Sul da África. Operamos pela paz, pelo respeito dos direitos humanos e pela protecção ambiental, através de processos de desenvolvimento inclusivos, construídos com base na abordagem de parceria e redes, o que melhora as realidades locais.

A presença da COSV em Moçambique pode ser definida como "histórica", desde que começou em 1976: estes trinta anos de cooperação neste País nos permitiram ser testemunhos activos do seu profundo processo de transformação e promotores da consolidação da paz.

A experiência adquirida em Moçambique nos remete para a responsabilidade de uma continuidade e uma incisividade nas intervenções em algumas áreas do país, onde estamos operando há muito tempo e onde estabelecemos fortes relacionamentos com as populações e as autoridades locais.

Este projeto é um exemplo de nossa abordagem de cooperação: trabalhamos em conjunto com as autoridades locais - DPCULTURZ, Direção Provincial Do Turismo Da Zambezia - equipes de gerenciamento local e operadores da RNG.

A Direção Provincial de Cultura e Turismo da Zambézia è um orgão governamental da Província da Zambézia dedicado à promoção e valorização do património cultural e do sector turístico com o fim de estimular um desenvolvimento economico nos Districtos da Província.

O DPCULTURZ colabora com o COSV desde o 2009, quando começou a implementação do primeiro projecto de conservação ambiental e gestão comunitária na GNR e na área tampão.

DPCULTURZ

DPCULTURZ

COSV

COSV

RNG

RNG