A presença dos portugueses na Zambézia data de 1498, ano da expedição comandada por Vasco da Gama à caminho marítimo da Índia. O nome Zambézia provém de um decreto régio português de 1858. Com um vasto território multicultural, a província caracteriza-se por uma miscigenação da presença dos árabes-persas, portugueses e dos nativos. Após a conferência de Berlim de 1884-1885, surgem as companhias arrendatárias em substituição dos Prazos da Coroa e dos Estados Militares do Vale do Zambeze.
Devido a opressão aos povos nativos, surge a FRELIMO, em Junho de1962 desencadeando a luta de libertação nacional. A 25 de Junho de 1975, Moçambique proclamou a sua independência. Anos mais tarde surge a guerra civil entre a FRELIMO e a RENAMO que termina com a assinatura dos Acordos de Paz em Roma, a 4 de Outubro de 1992.
Actualmente, a província da Zambézia em franco desenvolvimento, tem como principal desafio a melhoria das condições de vida da população por meio do incremento da rede sanitária, educacional, das vias de acesso e o crescimento das infraestruturas.