Culturas e Linguas

Culturas e Linguas

A diversidade linguística é uma das principais características da província da Zambézia. Dados do INE ( 2007) ilustram que 37.1% da população zambeziana fala o elomwe, 23.5% echuwabo, 9.2% português, 8.2% cisena, lolo/malolo 5.1%, e emakhuwa 2.0%.

A cultura da Zambézia é uma amálgama fruto do cruzamento da tradição africana, arabo- persa e portuguesa. Cada traço, em cada canto deste ponto de Moçambique, esta representada a miscigenação cultural que enfatiza diversos traços crioulos. As céleres donas zambezianas resultantes da implantação dos prazos da coroa portuguesa neste pedaço de chão salgado pelo Indico, transmitiram aos seus descendentes a saborosa culinária por meio da mistura da noz-moscada, o mumbuacu e salsa condimentos bantu-indu-luso. A língua portuguesa, mais enraizada na Zambézia, que nas restantes províncias do país é um traço marcante do arrendamento do território zambeziano, a Companhia da Zambézia de Paiva de Andrade e outras. A alegria, a extroversão do povo da Zambézia tornaram a província particular. Nesta página, conheça algumas das línguas mais faladas.
PORTUGUÊS

PORTUGUÊS

A língua portuguesa é fruto do processo de ocupação colonial. Por ser falada em quase todo território nacional, foi consagrada língua oficial. Em termos estatísticos, aproximadamente 9,2% da população zambeziana fala ou comunica-se por meio desta língua (ibidem).

Elomwe

Elomwe

O elomwe é a língua mais falada na província da Zambézia, com cerca de 37,1% de falantes (idem) maioritariamente nos distritos de Alto- Molocué, Gurué, Ilé, Namarroi, Pebane e Gilé.

Echuwabo

Echuwabo

Língua com aproximadamente 23,5% falantes a nível da província da Zambézia (idem), é a segunda língua mais falada nesta região. Este idioma tem maior expressão nos distritos de Quelimane, Namacurra, Inhassunge, Nicoadala e Mocuba.

Cisena

Cisena

Esta expressão linguística é falada por 8% da população da província da Zambézia (idem). São maioritariamente faladas nos distritos de Morrumbala, Mopeia e Luabo.