Delegação da Zambézia a caminho do X Festival Nacional da Cultura

Decorreu, hoje, dia 20 de Julho de 2018, na Casa Provincial da Cultura, a cerimónia de despedida da Delegação da Zambézia rumo ao X Festival Nacional da Cultura, a realizar-se nos dias 26 a 30 de Julho corrente na Província de Niassa, sob o lema: Cultura Promovendo a Mulher, a Identidade e o Desenvolvimento Sustentável”.

 

Uma cerimónia dirigida pela Excelentissima Senhora Secretaria Permanente da Zambézia, Elisa Arisone Somane em representação do Governador da Provincia Abdul Razak. "Saúdo a todos artistas, é uma grande responsabilidade representar a Provincia, olhando para aquilo q é o lema desse festival transporta consigo um momento de aprendizagem encontrando a interpretação das manifestações de outras regiões do país, temos na nossa delegação desde crianças até os mas velho, desde já sejamos uma equipe, q trabalha, age e procura soluções de forma conjunta. Vamos num movimento cultural muito grande, a regras q são traçadas, devemos saber cumprir. A nossa delegação deve observar as regras. Queremos tb desejar q a nossa delegação se destaque neste evento. Tenham uma boa viagem"- Disse Elisa Somane durante a sua intervenção. A cerimônia contou tb a presenca do administrador do Distrito de Quelimane e do responsavel do pelouro da Cultura e Turismo da Provincia. Um evento também abrilhantado pela presença de artistas, estudantes, a midia e outros segmentos da sociedade. Houve a afirmação de Exposições de arte e cultura, gastronomia e de outros serviços sociais.

Helder Falso, Portavoz da Delegação da Provincia da Zambézia ao X Festival Nacional da Cultura, refere que Zambézia estará bem representada. “As experiências são enormes, estão criadas todas as condições para a nossa partida no domingo, dia 22 de Julho corrente para a Provincia de Niassa”.

O Festival Nacional da Cultura constitui mas um momento de consolidação da unidade nacional, do patriotismo e de exaltação da Moçambicanidade.

Várias expressões culturais irão desfilar em Niassa, dentre elas: o teatro, a poesia, dança tradicional, música tradicional e ligeira, desfile de moda, can to coral, ilusionismo, humor, gastronomia, artes plásticas, documentário e filme. A delegação da Zambézia é composta por 80 pessoas, destas: 70 artistas provenientes dos vários Distritos selecionados e 10 técnicos.

Por forma a garantir a melhor deslocação da Delegação decorreu recentemente numa das salas da DPCULTURZ, uma acção de capacitação dos motoristas, uma iniciativa em parceria com a Delegação do INATER (Instituto Nacional de Transportes Terrestres da Zambézia), no âmbito da segurança rodoviária. Os artistas provenientes dos Distritos permaneceram 13 dias na Cidade de Quelimane para aprimoramento de acções metodológicas e ensaios p a melhor…