Maganja da Costa celebra 2ª edição do Festival Infantil de Teatro do Oprimindo
No âmbito da passagem do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, decorreu, hoje, no Distrito da Maganja Da Costa, a 2ª Edição do Festival Infantil de Teatro do Oprimido, sob o lema: “promover o teatro infantil nas escolas como forma de contribuir na educação e no desenvolvimento da criança”.
Evento organizado pelo grupo teatral os Retratistas, com a parceria do Sector da Cultura e Turismo, Governo do Distrito e Municipal da Maganja Da Costa e da UNICEF. Contou com a participação de 10 grupos teatrais nomeadamente: a EPC Moutinho, EPC Nimuila, EPC Muidiua, Escola Secundaria, EPC Inroga, EPC Mudurrune, EPC Namurrumo e EPC da Sede da Vila.
Ali Aboobacar, Director Provincial da Cultura e Turismo, falando na ocasião, começou por saudar a todas as crianças pela passagem de 1 de Junho e pela comemoração da 2ª edição do festival de teatro do oprimido. “Este Lema, remete-nos a realização de peças teatrais para divulgar mensagens as nossas crianças, o futuro do amanhã e a população em geral, sobre a preservação da paz, do saneamento do meio aliado ao fecalismo ao céu aberto, falta de acesso a água potável, incutindo as boas práticas de higiene e saneamento nas escolas e nas comunidades em que estas escolas estão inseridas.
É neste sentido, que se deve assegurar o uso correcto de latrinas, com enfoque na lavagem das mãos, para que as famílias destas crianças e população circunvizinhas, tenham uma latrina melhorada ou tradicional com sistema de lavagem das mãos, copa e aterros sanitários”- Disse Aboobacar.
Estavam presentes também a Administradora do Distrito da Maganja da Costa, o Presidente do Município, o representante da UNICEF, o Director da Escala Primaria da Vila Sede, pais e encarregados de educação, alunos de diferentes escolas da vila e a população em geral, perfazendo pouco mais de 500 participantes.
Com esta edição do festival, espera-se que os grupos infantis de teatro do Oprimido das escolas envolvidas, aprimorem cada vez mais os sketches, usando as técnicas básicas de teatro do oprimido bem como outras formas de teatro de máscaras, fantoches, imagem, pantomimia, etc.
Fonte: Dpculturz