• Entrada
  • Notícias
  • As Obras do Artista Plástico Zambéziano, Kumallemo, Expostas em Cuba

As Obras do Artista Plástico Zambéziano, Kumallemo, Expostas em Cuba

Menos destacadas obras do artista zambeziano, Kumallemo e outros 39 conceituados artistas plásticos de Moçambique estão em exposição colectiva, inaugurada na última sexta-feira, 15 de Dezembro, na Galeria Orígenes do Gran Teatro, em Havana. Esta exposição surge no campo da expressão de amizade entre os dois povos que mantêm os históricos históricos de fraternidade.

Segundo Kumallemo, esta constituiu uma das empresas maiores na sua carreira artística no corrente ano. Como obras plásticas em exposição abordam o quotidiano das pessoas. A mesma fonte que apresente uma promoção das artes para o mundo, e no momento é encontrada com um repertório excelente do seu trabalho, é para além de Cuba, estão expostas também no Museu de Arte e Casa em Maputo.

A página oficial do Fundo Cubano de Bens Culturais, escreve um expositor "Arte moçambicana em Cuba" oferece um panorama de manifestações como pintura, escultura, fotografia, cerâmica, gravura bem como uma presença, por vez mais em Cuba, trabalho de Malangatana Ngwenya Um artista de grande reconhecimento no campo das artes visuais em Moçambique, que faleceu em 2011.

De acordo com Miguel Costa Mkaima, Embaixador de Moçambique em Cuba, ministro da Cultura e Turismo, Silva Armando Dunduro, e Ministro da Cultura Cubano, Abel Prieto Jiménez.

Sobre uma relevância desta exposição "como artes plásticas carregam consigo como expressões mais profundas dos povos: liberdade, luta, alegria; Eles servem para mostrar aos cubanos como os moçambicanos vivem, pensam e organizam e constituem una ponte cultural, não teórica, mas prática e visível ''.

Desta forma, Moçambique e Cuba continuarão com uma unidade de amizade através de uma das mais belas expressões humanas: a arte.

Texto Original Extraído do sitio: http://www.fcbc.cu/es/noticias/ampliada/473