Reserva Nacional de Gilé

A Reserva Nacional do Gilé, situa-se a cerca de duas horas da famosa praia de Pebane da Zambézia. As principais atracões são Inselbergs de Pope, Namarue e Nachiepe e as famosas aguas termais no sul da Reserva que são consideradas de grande valor tradicional. Varias espécies de antílopes podem se avistar incluindo os Cudos, Pala-Pala, Gogondas e habita também uma população de Elefantes, Búfalos, Zebras, Bois-Cavalos e Elandes. A Reserva do Gilé foi uma das Primeiras Reservas a ser estabelecida em Moçambique.

Criada em 1932 com o propósito de proteger o rinoceronte preto e o elefante, acredita-se que hoje já não existem rinocerontes pretos em todo o Pais, e apenas uma pequena população de elefantes sobrevive em toda a Província. Mas a base para o ressurgimento da biodiversidade que o Gilé ostentava ainda existe. Tanto que o Governo de Moçambique, conseguiu o apoio da Fundação Internacional para a Gestão da Fauna, para iniciar com um programa de reabilitação desta Reserva. Em Junho de 2012, foram reintroduzidos 20 Búfalos, provenientes do Parque Nacional de Gorongosa e esta prevista para o mês de Junho a reintrodução de zebras, bois-cavalos, e elandes.

Algumas da principais atracções da Reserva do Gilé são os Inselbergs de Pope, Namarrue e Nachiepe, e as famosas águas termais no sul da Reserva. Estas águas são ainda consideradas de grande valor tradicional. Varias espécies de antílopes podem-se ainda avistar, incluindo cudos, pala-palas e gongodas – animal que se suspeitava ter sido já extinto por caca furtiva. Habita também na Reserva do Gilé uma população de elefantes.

Pouco a pouco, esta Reserva, que permanecia adormecida ate alguns anos, começa a ressurgir como mais um dos grandes tesouros que a Zambézia tem para revelar.

Acampamento de Lice

acampamento rio lice

O acampamento turístico da Reserva do Gilé recebe seu nome do Rio Lice, do qual se encontra bem próximo. Escolheu-se um lugar especial entre os Rios Malema e o Lice, pela sua particular beleza cénica, e por ali perto passarem com frequência alguns animais, incluindo algumas das últimas populações de elefantes da província. Este acampamento, conta com quatro tendas de luxo de estilo Safari, com quartos de banho privados, uma sala de jantar e uma cozinha. É o ponto ideal para se iniciarem caminhadas de exploração nesta Reserva de características únicas.